sábado, 18 de setembro de 2010

ESCOLA, ESPAÇO DEMOCRÁTICO

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura, criado em 04 de abril de 1985, na gestão do governo municipal Olimpio Cardoso Filho, pelo incentivo do vereador da época Antônio Francisco de Almeida, recebeu esse nome em homenagem ao professor Edivaldo Machado Boaventura, secretario de educação na gestão do governo estadual Antonio Carlos Magalhães. Sofreu uma pequena alteração em seu nome no ano de 1994, quando foi implantado o ensino médio, passando de escola Estadual de 1° Grau para Colégio Estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura. Oferece os níveis fundamental e ensino médio e capacidade para atende em média 800 alunos que é considerado de grande importância para crescimento da região, oferece aos estudante oportunidade de adquirir o grau mais elevado de conhecimento e espaço para competir no mercado de trabalho. Comemora seus 25 anos de luta na tentativa de modificar uma realidade histórica e implantar um novo cenário de possibilidades no sentido de novas conquista e de construção de uma sociedade mais justa e consciente.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Esta Unidade de Ensino é considerada uma escola de pequeno porte, a sua estrutura hierárquica é composta por uma diretora - Maria Deuzeni Félix Cardoso Monteiro vice-diretora – Rosa Letice Damasceno Silva, Secretária escolar – Vilma Kátia Menezes Varjão, possui 04 auxiliar administrativos, 09 agentes de serviço gerais e 19 professores.

Estou no cargo de gestora pelo processo eletivo há dois anos. Procuro desenvolver uma gestão descentralizada, aplicando os recurso que a escola recebe para minimizar as dificuldades, decidindo junto ao colegiado, enfrento grande dificuldade para planejar o pedagógico que infelizmente ainda estar desarticulado cada professor planeja ao seu modo não temos Coordenador e nem articulador de ária, estamos empenhados para reelaborar o PPP e construir uma nova realidade.

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

 
A comunidade de entorno do Colégio estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura são de baixa renda sobrevive com menos de um salário mínimo, o comercio local são de pequenos criadores, agricultura de subsistência, aposentadoria e bolsa família. Utilizam transporte coletivo para o acesso a cidade mais próxima onde utilizam os serviços de banco, saúde, supermercado entre outros.

É uma comunidade de pessoas simples, acomodada de pouca instrução, semi-analfabeta.

PERFIL DOS ESTUDANTES



Os estudantes são classificados como de baixa renda, sobrevivem da cultura de “bico” ou de aposentadoria de pais ou avós. As famílias são simples de pouco conhecimento, muitos pais são analfabetos e maioria dá pouca importância a escola. Os alunos não tem grandes perspectivas, acreditam que a escola é mais um passa tempo do que garantia para o futuro, apresenta indisciplina, não valorizam as ações de formação religiosa, evadem dos eventos, gostam de futebol e o lazer são os barzinhos nos fins de semana e o uso de bebidas alcoólicas muito cedo. Tem pouco desempenho nas Disciplinas de Exatas e de Linguagens, mostram se desmotivados para aprender os conteúdos.
ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

O Colégio Estadual Professor Edivaldo Machado Boaventura possui 10 salas de aula com capacidade física para 30 alunos, 01 laboratório de informática com 10 computadores, possui um espaço para ária de lazer porém não possui quadra para esporte.







Não possui Cantina apenas uma pequena conzinha, uma sala para professores, 01 biblioteca, uma sala de vídeo, 06 banheiros para alunos, 01 banheiro para professores.